
Dicas de Como Cuidar de Calçados de Couro
Cuidados com seu calçado
– Ao adquirir seu calçado, verifique se o número escolhido está proporcionando o devido conforto para ambos os pés.
– Calçados também precisam de repouso. Os efeitos de suor e calor gerados pelo uso contínuo reduzem a durabilidade do couro. Evite utilizar o mesmo par por mais de dois dias seguidos.
– Antes de retirar os sapatos dos pés, sempre desamarre os cadarços.
– Utilize sempre as mãos para retirar os sapatos dos pés.
– Não faça do seu calçado um chinelo para evitar lesões irreversíveis no seu produto.
Maior desgaste
– Evite molhar seu calçado. Contato excessivo com chuvas e poças d’água pode provocar uma menor durabilidade. Caso seu calçado molhe, seque-o na horizontal, à sombra, caso contrario o calor intenso pode enrijecer o couro e altera sua estrutura.
Onde guardar
– Para reduzir a incidência de odores e o desenvolvimento de bactérias, guarde seu calçado em local arejado, ao abrigo de luz. O sapato guardado por mais de um ano estará sujeito à descolagem, rachaduras e desbotamento, que não caracterizam defeitos de fabricação.
Utilize a calçadeira
– Sua utilização proporciona mais conforto e evita que o couro se deforme.
Substâncias impróprias
– Evite que seu calçado entre em contato com substâncias químicas como bebidas e detergentes. Isso poderá causar manchas irreversíveis.
Couro liso
– ao limpar, utilize escova macia, produtos apropriados ou pano limpo e úmido. Para manter o brilho e elasticidade, use somente mousses de ceras naturais. O período aconselhável para a limpeza dos sapatos é de 15 em 15 dias.
Nobuck ou camurça
– use escova de cerdas mais duras. Em calçados com este material, recomenda-se o uso de impermeabilizantes e produtos de limpeza específicos.
Sem comentários